terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Notícia preocupante

A faxineira Sônia Aparecida Krepschi Diaz, 48 anos, morreu com suspeita de dengue hemorrágica na noite de anteontem em Araras (168 km de SP). Esse pode ser o primeiro caso de morte de dengue hemorrágica no ano no Estado.
Segundo a família, Sônia disse que foi picada por um mosquito na quinta-feira da semana retrasada em uma plantação de mostarda. Na segunda-feira seguinte, a faxineira começou a passar mal e foi levada ao pronto-socorro, onde o médico suspeitou de dengue, como revelou Mirian Elaine Krepschi, 28 anos, irmã de Sônia. "Ele disse que era muito cedo para fazer exames."
Como o quadro de febre e dores no corpo não melhorou, na quinta-feira passada, a família levou Sônia para o Hospital São Luiz, onde, segundo a irmã, foi feito um exame que confirmou ser dengue e a paciente foi internada.
"Ela teve uma piora muito grande e, anteontem, o médico disse que era dengue hemorrágica", afirmou Mirian. Sônia morreu às 22h30 de anteontem. A irmã afirmou que o hospital chegou a solicitar um exame no IML para confirmar o quadro de dengue hemorrágica, o que depois foi dispensado pelo hospital, pois o médico confirmou o diagnóstico.
Procurado, o hospital não se pronunciou. No boletim de ocorrência do caso, há duas causas para a morte : pneumonia e dengue hemorrágica.
Gente, a questão é séria. A população pode auxiliar no combate ao mosquito transmissor da dengue. E deve também se informar sobre a doença e sobre as maneiras de como previní-la. Leia abaixo:

PREVINA-SE
A dengue é uma doença provocada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Seus sintomas são febre alta, dor de cabeça e nos olhos, dores nos músculos e nas articulações, febre alta, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, fraqueza e sangramentos, nos casos de dengue hemorrágico.
Procure imediatamente um médico. Faça repouso, beba muito líquido e só use medicamentos para dor e febre com indicação do médico.
Evite tomar qualquer analgésico à base de ácido acetilsalicílico, pois esta substância aumenta o risco de sangramento, nos casos de dengue hemorrágico.

O COMBATE DEVE SER PERMANENTE

Para evitar o dengue é necessário impedir o crescimento do mosquito. O combate deve ser permanente, no trabalho e na sua residência, observe os seguintes cuidados:
VASOS DE PLANTAS - Não deixe acumular água em vasos, pratos e jarros de plantas
EMBALAGENS - Não deixe jogados objetos que possam acumular água, como latas, copos e embalagens plásticas
GARRAFAS - Garrafas e frascos vazios devem ficar de cabeça para baixo
PNEUS VELHOS - Deixe-os em local seco e protegido da chuva ou livre-se deles
LIXO - Mantenha o latão de lixo tampado e seco
CAIXAS D'ÁGUA, CISTERNAS OU OUTRO RESERVATÓRIO DE ÁGUA -
Devem ficar bem fechados, sem frestas, impedindo a entrada do mosquito.