segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Guerreira com ternura e poesia: Fátima Fílon

Existem pessoas e pessoas. Há aquelas que desistem diante dos primeiros obstáculos, dificuldades, críticas. E há outras que prosseguem em seu objetivo apesar de. Estas sabem o que querem. E vão à luta até que seu esforço, seu trabalho, seu talento sejam reconhecidos.
Assim é Fátima Fílon, que se declara apaixonada por livros e desde a adolescência rascunhava seus versos em um caderninho. Fátima é uma guerreira que abraçou como missão tornar a vida mais suave e bonita, mesmo em meio a tantas desigualdades, violência, impunidade.
Não que seja alheia à realidade. Pelo contrário. Talvez justamente por estar tão consciente das agrúrias, do sofrimento do próximo, é que optou por encantar com suas poesias, poemas, trovas e cordéis aqueles que têm a oportunidade de conhecer seu trabalho ou de conviver com ela.
Pouco a pouco, Fátima, incansável, foi conquistando seu espaço. Hoje é reconhecida e tem seu trabalho divulgado nos mais diversos meios de comunicação. Tão reconhecida que existe na cidade uma bibliteca comunitária que leva o seu nome. Justa homenagem. Lá, desenvolve projetos de arte-educação com crianças carentes, fazendo-as descobrir a importância dos livros e o prazer da leitura.
Para quem ainda não ouviu falar, trata-se da biblitoca comunitária Fátima Fílon instalada na EMEI Prefeito Carlos Franco de Faria, no Jd.Santa Terezinha, escolhida pelas professoras do PROFA e aclamada por unanimidade. O projeto Pró-Biblioteca Gerdau e o Instituto Avisalá SP, premiou Mogi Guaçu, "que foi muito bem representada pelas professoras, que não mediram esforços para trazer esse prêmio para nossa cidade", diz. A Biblioteca conta com o apoio total do PROFA que está promovendo, desde a inauguração no dia 24 de maio de 2006, eventos e ainda divulgando o e-mail e telefones para doações de livros para a Biblioteca.
Fátima tem inúmeros trabalhos publicados, entre os quais: Participação em Antologias da Casa do Escritor de Mogi Guaçu, As Aventuras de Tio Lepe, em parceria com Felipe Costa, Danilo Franco e Rosália Ribeiro: Profecias: Agenda Bons Livros ano 1995 (capa):, Agenda Bons Livros ano 1996 (capa e miolo): Agenda Taguacar, com lançamento de 30 dias consecutivos, entre outros. É autora da letra do Hino à Academia Guaçuana de Letras e de vários livros de cordel. A poesia Dias e Meses Contados, que faz parte do projeto Milagre da Vida, divulgado em clínicas e hospitais de Mogi Guaçu e outras cidades, foi premiada no Rio de Janeiro, pelo concurso Andorinha de Poesia, registro 9056. Foi também Premiada pela UCRAN (União dos Cantores Repentistas e Apologistas do Nordeste) ficando entre os 10 cordelistas do Brasil, em um concurso realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, Metrô e Jornal Estadão.
É membro da Academia de Letras Guaçuana. Presidiu a Casa do Escritor de Mogi Guaçu, no biênio 1997-1998 e reeleita para o biênio de 2001-2002. Além de trabalhos publicados em livros e em diversos jornais, Fátima ministra palestras com frequência e é colunista no site http://www.portalmogiguacu.com.br/. Sua arte está sendo vista por crianças, jovens, adultos. Seja em clínicas, hospitais, prisões, metrô e até mesmo na rua. Modesta, frisa que tem sempre como ponto de partida o Museu Histórico e Pedagógico Dr. Sebastião José Pereira, a Biblioteca Municipal João XXIII e o Centro Cultural em Mogi Guaçu. Parabéns Fátima. Continue lutando com ternura e poesia.
Endereços de sites que divulgam alguns trabalhos de Fátima Fílon:

http://www.capitalmulher.com.br/

http://www.portalmogiguacu.com.br/

http://www.radionovaguacu.com.br/
Vale a pena conferir!

Astronauta virá ao Tupec

No próximo dia 18, o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Cesar Pontes, estará no Teatro Tupec do Centro Cultural a partir das 19h00, onde ministrará a palestra "Conquiste seu espaço superando desafios". O convite para o astronauta vir à cidade partiu de João Vinícius Canhada, um jovem de 17 anos, que faz parte do CAMP - Centro de Aprendizagem Metódico Profissional - e é fá confesso de Pontes. Canhada, que trabalha na Multfer hé mais de um anos, explicou aos superiores que havia feito o convite, que o mesmo havia sido aceito, mas que, embora Pontes não cobre pela palestra, precisaria de apoio logístico para viabilizar a vinda dele à cidade. A empresa está apoiando oferecendo as passagens, hospedagem e todo o material necessário para a realização do evento. Não serão vendidos ingressos. Basta apresentar o convite, cuja distribuição está sendo planejada pela diretoria da Multifer.
Marcos Cesar Pontes é engenheiro aeronáutico formado pela ITA - Instituto Tecnológico e Aeronáutica e mestre em Engenharia de Sistemas pela Escola de Pós-Graduação da Marinha Americana em Monterey.
Em 29 de março de 2006 aconteceu o primeiro vôo espacial de Pontes, a bordo da espaçonave russa Soyuz TMA-8, como tripulante da Missão Centenário, definida e criada pela Agência Espacial Brasileira. Em 9 de abril de 2006, Pontes regressou à Terra depois de 10 dias no espaço, pousando no deserto do Cazaquistão.
Atualmente, Pontes traballha em Houston e no Brasil. É consultor técnico, palestrante motivacional, engenheiro e colunista. É defensorativo das causas da educação, paz mundial e consicência ambiental. Quem quiser saber mais sobre o astronauta pode acessar www.marcospontes.net.