terça-feira, 17 de março de 2009

Fátima Fílon lança nova série de cordéis

A escritora e poetisa Fátima Fílon está lançando os cordéis A Anta e o Burro, que fazem parte da nova série “Os Bichos”. Nesta série ela retrata os costumes e o habitat de vários animais - domésticos ou silvestres. “Estes cordéis são informativos, dinâmicos. Neles sempre trabalho os estilos Lírico, Humorístico e Filosófico. Diversão e humor são garantidos nas histórias”, ressalta Fátima.
O lançamento acontecerá na C.E.I “Ruy Bueno”, localizada na Rua Geraldo Marchesi, 245, no Jardim Pansani, que desde já está em festa! O evento será às 15h do dia 19 de março de 2009 e desde já as crianças, a direção, as professoras, a Comunidade e a escritora agradecem a presença de todos que lá comparecerem.
A Anta e O Burro tem a capa assinada pela professora e artista plástica Lúcia Legnari e o apoio Cultural das professoras Eliana Mamede, Lúcia Helena Cherázio Legnari, Luciana Maria Estevam Marques, Rádio Nova Guaçu-102,5 FM e Portal Mogi Guaçu.
Fátima Fílon já lançou em várias escolas da cidade e da região os cordéis: O Silicone, A Fadinha do Dente, A Vaquinha Felicidade, “Causo Mineiro”, Duelo Caipira, Critica Literária, Brincando com as Palavras, Duelo Literário, Carta ao Papai Noel, Folclore, Show do Milhão e outros com sucesso, sempre fazendo os professores e o público infantil rirem muito e se emocionarem. Todo cordel sempre recebe as orelhas de professores, diretores e simpatizantes que fazem a primeira leitura e, assim, opinam sempre de maneira positiva quanto ao conteúdo.
Não percam!

Curso de meditação: faça e sinta os benefícios



O Espaço Alqkimia está com inscrições abertas para o curso de meditação passiva e silenciosa. As práticas serão sempre às quartas-feiras, das 20h00 as 21h00, durante as aulas de Yoga. Yvan Arcuri Sínico explica que será distribuído material apostilado e textos explicativos sobre os efeitos da meditação. Podem se inscrever somente adultos. O investimento é de quatro parcelas de R$ 76,00. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3861-4959, em horário comercial, com o próprio Yvan.
A meditação consiste de práticas diárias envolvendo essencialmente concentração da atenção. Embora apareça com uma aura mística, sua prática regular proporciona vários benefícios e aperfeiçoamentos práticos, como:
- descanso físico, mental e emocional
- aumento da capacidade de concentração
- maior auto liderança
- maior liberdade de escolha
- senso de identidade mais livre e mais rico em possibilidades.
Segundo Yvan Arcuri Sínico os benefícios da prática da meditação para a saúde, a inteligência e o equilíbrio psíquico são muitos. Ele diz:
"A meditação reduz a ansiedade, torna a respiração equilibrada e profunda e melhora a oxigenação e a freqüência cardíaca. Seu reflexo no sono é um repouso mais tranqüilo, sem interrupções. Além disso, ela atenua enxaquecas e resfriados, acelera a recuperação no pós-operatório e auxilia a digestão alimentar. No campo psíquico, a prática mantém a pessoa num relativo estado de equilíbrio, com uma lucidez que a impede de entrar em conflitos emocionais internos, principalmente de origem afetiva. Há por parte de quem a pratica, muito mais clareza mental, objetividade, paciência, compreensão e justiça."
A meditação em geral pode envolver sons, mas não linguagem falada ou pensada. Ao contrário, um dos objetivos é justamente ativar um nível de não-pensamento lingüístico, que embora seja útil em algumas situações, não o é em outras.

A Fábula do Porco Espinho

Durante a era glacial muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos. Assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente.
Mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.
Por isso decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados, então precisavam fazer uma escolha: ou desapareceriam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. E assim sobreviveram...


Moral da História:
O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e consegue admirar suas qualidades. Tenha um ótimo dia!


* Esta mensagem foi enviada por Rita Goulart.

Munhoz preside Assembléia Legislativa


O deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) foi eleito ontem presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo para o biênio 2009-2010. Até então Líder do governo José Serra (PSDB) no Legislativo paulista, Munhoz foi eleito com 92 votos e obteve até mesmo o apoio do PT, principal partido de oposição na Casa. A candidatura alternativa do deputado Carlos Giannazi (PSOL) teve apenas 2 votos. A eleição ocorreu na própria Assembleia, que teve as suas galerias lotadas. Além do novo Presidente, foram definidos mais 8 cargos que compõem a Mesa Diretora da Casa.

Em seu discurso, já como Presidente, Munhoz enalteceu sua esperança em “resgatar a dignidade do político e separar o joio do trigo”. Ele falou ainda sobre o grande aprendizado conquistado ao exercer a liderança do governo na Assembléia (cargo esse que passa a ser ocupado por Vaz de Lima) e da "loucura" mencionada por Tancredo Neves no discurso que ele faria em sua posse como presidente do Brasil. "A santa loucura que ensandescia os inconfidentes de Minas Gerais na sua luta . É essa loucura que deve nos guiar”, citou. Com sua eleição, Barros Munhoz torna-se a segunda pessoa a poder substituir o Governador José Serra em sua ausência, como viagens para fora do país. A primeira pessoa é o vice-governador Alberto Goldman. No caso de Serra deixar o Palácio dos Bandeirantes no ano que vem para ser candidato a presidente, Goldman será o Governador e Munhoz o primeiro substituto em caso de ausência.

Em vários momentos Munhoz voltou suas palavras para Itapira e seu povo, chegando a citar uma frase do presidente americano Theodore Roosevelt, usada por ele em 1977, quando assumiu a prefeitura local. "É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que fazer frente com os pobres de espírito, que vivem nessa penumbra cinzenta, que não conhecem vitória e nem derrota." Para o novo presidente, a política representa a arte de se expor, de se entregar. "A arte de sentir os anseios do povo e lutar pela sua concretização. Ela não é a sórdida profissão em que alguns a transformaram, mas a arte a qual me refiro." Vários líderes de bancadas não perderam a oportunidade de depositar em Munhoz a esperança de convivência pacífica e voltada para o engrandecimento da política dentro deste que é o maior Parlamento da América latina.Em vários momentos Munhoz voltou suas palavras para Itapira e seu povo, chegando a citar uma frase do presidente americano Theodore Roosevelt, usada por ele em 1977, quando assumiu a prefeitura local. "É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que fazer frente com os pobres de espírito, que vivem nessa penumbra cinzenta, que não conhecem vitória e nem derrota." Para o novo presidente, a política representa a arte de se expor, de se entregar. "A arte de sentir os anseios do povo e lutar pela sua concretização. Ela não é a sórdida profissão em que alguns a transformaram, mas a arte a qual me refiro."

* Reportagem recebida por e-mail do portalcidadedeitapira.com.br