terça-feira, 17 de março de 2009

Munhoz preside Assembléia Legislativa


O deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) foi eleito ontem presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo para o biênio 2009-2010. Até então Líder do governo José Serra (PSDB) no Legislativo paulista, Munhoz foi eleito com 92 votos e obteve até mesmo o apoio do PT, principal partido de oposição na Casa. A candidatura alternativa do deputado Carlos Giannazi (PSOL) teve apenas 2 votos. A eleição ocorreu na própria Assembleia, que teve as suas galerias lotadas. Além do novo Presidente, foram definidos mais 8 cargos que compõem a Mesa Diretora da Casa.

Em seu discurso, já como Presidente, Munhoz enalteceu sua esperança em “resgatar a dignidade do político e separar o joio do trigo”. Ele falou ainda sobre o grande aprendizado conquistado ao exercer a liderança do governo na Assembléia (cargo esse que passa a ser ocupado por Vaz de Lima) e da "loucura" mencionada por Tancredo Neves no discurso que ele faria em sua posse como presidente do Brasil. "A santa loucura que ensandescia os inconfidentes de Minas Gerais na sua luta . É essa loucura que deve nos guiar”, citou. Com sua eleição, Barros Munhoz torna-se a segunda pessoa a poder substituir o Governador José Serra em sua ausência, como viagens para fora do país. A primeira pessoa é o vice-governador Alberto Goldman. No caso de Serra deixar o Palácio dos Bandeirantes no ano que vem para ser candidato a presidente, Goldman será o Governador e Munhoz o primeiro substituto em caso de ausência.

Em vários momentos Munhoz voltou suas palavras para Itapira e seu povo, chegando a citar uma frase do presidente americano Theodore Roosevelt, usada por ele em 1977, quando assumiu a prefeitura local. "É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que fazer frente com os pobres de espírito, que vivem nessa penumbra cinzenta, que não conhecem vitória e nem derrota." Para o novo presidente, a política representa a arte de se expor, de se entregar. "A arte de sentir os anseios do povo e lutar pela sua concretização. Ela não é a sórdida profissão em que alguns a transformaram, mas a arte a qual me refiro." Vários líderes de bancadas não perderam a oportunidade de depositar em Munhoz a esperança de convivência pacífica e voltada para o engrandecimento da política dentro deste que é o maior Parlamento da América latina.Em vários momentos Munhoz voltou suas palavras para Itapira e seu povo, chegando a citar uma frase do presidente americano Theodore Roosevelt, usada por ele em 1977, quando assumiu a prefeitura local. "É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que fazer frente com os pobres de espírito, que vivem nessa penumbra cinzenta, que não conhecem vitória e nem derrota." Para o novo presidente, a política representa a arte de se expor, de se entregar. "A arte de sentir os anseios do povo e lutar pela sua concretização. Ela não é a sórdida profissão em que alguns a transformaram, mas a arte a qual me refiro."

* Reportagem recebida por e-mail do portalcidadedeitapira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário