quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O tempo não conta



Lembrei-me hoje de letras de músicas que não ouço há muito, muito tempo. A maioria delas me traz boas lembranças. Saudade não. Nem falta, porque penso que a vida é isto mesmo. É um constante continuar, passar, seguir. O que conta não é o tempo. Mas o bom proveito que fiz dele. É o que conheci, vi, senti, vivi. E hei de viver ainda. Muito! Em todo caso, se assim não for, não chorem por mim. Pois tenho certeza de estar vivendo bem. Aprendi a ganhar e também a perder. Sei como sorrir e choro quando sinto vontade de chorar. Meus olhos viram - e ainda hão de ver - tanta coisa bela! E meus ouvidos ouviram e ouvem melodias realmente incríveis! E minhas narinas sentiram e sentem tantos cheiros bons: de jasmim, de arroz-doce com canela, de flor de laranjeira, de terra, de pão de queijo, de broa de fubá e também cheiro de você, de vocês que passaram pela minha vida. Minha pele sente toques, carícias indescritíveis. Toque de pétala de rosa, de um cobertor macio em um dia frio, de um abraço espontâneo, de dedos que tentaram decorar meus traços, de brisa no final da tarde, de orvalho nos pés de manhã bem cedinho...

Não sei quanto tempo tenho. Ninguém o sabe e quando o sabe faz tudo para revertê-lo. Sei só que sou grata. Que gosto do que vivi até agora. Que não me arrependo, nem mesmo dos meus inúmeros erros, pois me fizeram aprender e crescer. E eu serei sempre aprendiz. Aberta e disposta a acompanha o que o tempo ainda me reserva. Que venha o tempo! E que vivamos sem máscaras. Mesmo que, às vezes, doa. A dor também não há de ser eterna. Nada é eterno. E o que me encanta mesmo é esta transitoriedade. Bom que seja assim!

Comecei falando sobre música e quero concluir com uma letra que, ao meu ver, é maravilhosa. Almir Sater e Renato Teixeira:

Ando devagar porque já tive pressa

e levo esse sorriso, porque já chorei demais

Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe

eu só levo a certeza de que muito pouco eu sei,

eu nada sei

Conhecer as manhas e as manhãs,

o sabor das massas e das maçãs,

é preciso amor pra poder pulsar,

é preciso paz pra poder sorrir,

é preciso a chuva para florir.

Penso que cumprir a vida

seja simplesmente compreender a marcha,

e ir tocando em frente

como um velho boiadeiro levando a boiada,

eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou,

de estrada eu sou

Conhecer as manhas e as manhãs,

o sabor das massas e das maçãs,

é preciso amor pra poder pulsar,

é preciso paz pra poder sorrir,

é preciso a chuva para florir

Todo mundo ama um dia, todo mundo chora,

Um dia a gente chega, no outro vai embora

Cada um de nós compõe a sua história,

e cada ser em si carrega o dom de ser capaz, e ser feliz

Conhecer as manhas e as manhãs,

o sabor das massas e das maçãs,

é preciso amor pra poder pulsar,

é preciso paz pra poder sorrir,

é preciso a chuva para florir

Ando devagar porque já tive pressa

e levo esse sorriso porque já chorei demais

Cada um de nós compõe a sua história,

e cada ser em si carrega o dom de ser capaz,

e ser feliz.

Desrespeito ao consumidor



Há algum tempo, a Telefonica lidera o ranking de reclamações no Procon. Não é para menos. Para conseguir falar com um atendente, o consumidor precisa ter disponibilidade de, no mínimo, sete horas.
Isso mesmo. Pois é. É o relato de uma leitora que, desde o início do mês, tenta cancelar serviços digitais. Ela conta que, disca 10315, conforme orientação da empresa. Aí, a secretária eletrônica informa que para melhorar o atendimento, houve alterações, ou seja, agora há o reconhecimento de voz. Ela pergunta e você responde.
Depois, gentilmente, a secretária eletrônica solicita que o consumidor aguarde para falar com um dos representantes da empresa. Enquanto isto, a pessoa fica ouvindo uma música indefinidamente, até que a ligação caia e seja necessário começar todo o processo novamente. A consumidora tentou uma, duas, três, quatro, cinco vezes. Enfim, desistiu.
Dia seguinte, mesma maratona. Inúmeras ligações. Finalmente, três horas da tarde - ela começou a ligar as nove horas da manhã - um representante a atende. Ela explica o que deseja. O representante solicita os dados e lhe passa um número de protocolo. Até agora, conforme me mostrou, ela coleciona seis números diferentes de protocolo. Cada um passado por um representante. E o mais interessante, até agora, sua solicitação não foi atendida. Explicação por parte da empresa? Nenhuma. O desrespeito e o descaso são tão grandes que é desnecessário comentar. Basta saber quantos consumidores estão migrando para outra operadora na cidade. Talvez seja este o seu caso, cara leitora.