quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Desrespeito ao consumidor



Há algum tempo, a Telefonica lidera o ranking de reclamações no Procon. Não é para menos. Para conseguir falar com um atendente, o consumidor precisa ter disponibilidade de, no mínimo, sete horas.
Isso mesmo. Pois é. É o relato de uma leitora que, desde o início do mês, tenta cancelar serviços digitais. Ela conta que, disca 10315, conforme orientação da empresa. Aí, a secretária eletrônica informa que para melhorar o atendimento, houve alterações, ou seja, agora há o reconhecimento de voz. Ela pergunta e você responde.
Depois, gentilmente, a secretária eletrônica solicita que o consumidor aguarde para falar com um dos representantes da empresa. Enquanto isto, a pessoa fica ouvindo uma música indefinidamente, até que a ligação caia e seja necessário começar todo o processo novamente. A consumidora tentou uma, duas, três, quatro, cinco vezes. Enfim, desistiu.
Dia seguinte, mesma maratona. Inúmeras ligações. Finalmente, três horas da tarde - ela começou a ligar as nove horas da manhã - um representante a atende. Ela explica o que deseja. O representante solicita os dados e lhe passa um número de protocolo. Até agora, conforme me mostrou, ela coleciona seis números diferentes de protocolo. Cada um passado por um representante. E o mais interessante, até agora, sua solicitação não foi atendida. Explicação por parte da empresa? Nenhuma. O desrespeito e o descaso são tão grandes que é desnecessário comentar. Basta saber quantos consumidores estão migrando para outra operadora na cidade. Talvez seja este o seu caso, cara leitora.

9 comentários:

  1. Discordo que seja desnecessário comentar. Como diria Boris Casoy: "é uma vergonha".

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  2. Um absurdo. Várias pessoas enfrentam o mesmo problema diariamente. Eu mesmo já recorri ao Procon, a Anatel. E nada. Tudo continua igual.

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  3. Ainda se acontecesse só em relação à Telefônica. A maioria das empresas pouco ou nada fazem para garantir um bom atendimento a nós, consumidores, que fazemos a economia girar.

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  4. Também acho desnecessário comentar. O necessário mesmo é descobrir uma maneira eficaz de coibir este tipo de abuso.

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  5. Pena que a net ainda não chegou a todos os bairros da cidade.

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  6. Se a net estivesse disponível a toda a cidade eu seria a primeira a trocar de operadora.

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  7. Mudar de operadora talvez seja a única solução para que a Telefônica passe a tratar melhor seus usuários. Quando pesa no bolso...

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  8. Será que se todo mundo resolver mudar de operadora não acontecerá o mesmo que acontece hoje com a Telefônica?

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  9. Só mesmo pagando pra ver. Eu, meses atrás, recebi uma conta telefônica onde constava ligações para Austrália. Nem geograficamente sei onde fica este país. Ninguém da minha família conhece alguém que more por lá. Como se explica isto?

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