segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Soneto à querida Maria Lúcia

Na linda Alfenas Cidade das Águas,
Estado doce de Minas Gerais,
Maria Lúcia menina...nasceu
para a alegria do mundo e dos pais.

Por vales, colinas e Ribeirões,
nossa menina brincou e correu;
e na mais alta montanha subiu,
foi meditar...a menina cresceu.

Justificando a existência entrelinhas,
naturalmente a poesia chegava,
repensa “O jogo das Amarelinhas”.

Quer ler a alma do mundo, informar,
com olhos livres, com fidelidade,
reescreve a história, com um novo olhar.

Fátima Fílon

15 comentários:

  1. Maria Lúcia o Soneto ficou com uma falha, no terceiro verso deveria estar a palavra "nasceu", que pulou para o quarto verso. Como é um soneto decassílabo deve ter forma e forma, isto é 10 sons em cada verso. Tem como arrumar? Se não tiver aconselho voce postar novamente com 10 sons em cada verso. Os demais versos estão corretos, somente na primeira estrofe deu esse probleminha, quase imperceptível, acho que foi quando voce foi trnsferir. Se eu compliquei para explicar é só comparar com o da sua página de recados ou do seu depoimento, postei aqui no Blog também, lá nos meus comentários. Por via das dúvidas, acho melhor colar novamente. Desculpe o tamanho do comentário, quando escrevo esqueço da vida. Sou grata por tudo. Adoro voce. Bjkssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!!!! Agora ficou chikkkk Perfeito nos sons, muito obrigada por consertar, voce é BRILHANTE!!! Bjksssssssssss e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Que chique Maria Lúcia,o presente q a nossa querida Fátima lhe deu.......maraaaaaaaaaaa,maravilhoso mesmo.
    Parabéns e fique com Deus.
    Beijão.
    Andréa.

    ResponderExcluir
  4. Maria Lúcia, seu soneto está sendo comentado, que chique! A Andréa é um amor, uma forma rara que Deus idealizou, sonhou e colocou entre nós mortais. Muito obrigada Andréa, voce consegue agradar nossa linda aniversariante homenageada e a autora do Soneto. Deus as abençoe minhas lindas amigas: Andréa e Maria Lúcia. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  5. nossa que obra prima!!!!
    quem é carlos drummond de andrade perto disso???


    clap! clap!clap

    batatinha quando nasce..........

    ResponderExcluir
  6. Parabens Fatima , vc realmente é um genio em poesia e literatura de cordel. Achei sua poesia muito linda ; adorei...
    aristides

    ResponderExcluir
  7. Amigo Aristides, muito obrigada por seus elogios; o mérito é seu também por gostar, admirar a arte-poética, voce tem conteúdo, cultura, é sensível e tem virtudes porque reconhece o belo. Deus o abençoe por suas palavras, estava mesmo precisando delas. Abraços.
    Fátima Fílon

    ResponderExcluir
  8. Que lindo Lúcia! Adorei o soneto.
    Parabéns Fátima por mais um trabalho sensível!
    Estarei sempre aqui, admirando o trabalho de ambas!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Roseli! Gostei mesmo da homenagem da Fátima. É uma grande pessoa, de grande sensibilidade. Quanto a você, aguarde só mais um pouquinho tá?

    beijão

    ResponderExcluir
  10. Lúcia, porque não solicita à pessoa que posta mensagens anônimas e que mencionou Carlos Drummond de Andrade que escreva, exponha uma de suas obras para que possamos apreciá-lo? Seria interessante não acha?

    ResponderExcluir
  11. Penso ser uma grande idéia. Mas já formalizei o convite para que esta pessoa faça isto. Talvez esta pessoa seja intelectualizada demais para escrever em um blog simples e desprentensioso como esse.

    ResponderExcluir
  12. Escrever um soneto é para poucos e escrever com conteúdo é mais raro ainda. Parabéns Fátima Fílon, leio tudo que voce escreve e como já disse voce é um gênio para escrever sonetos, visitei o site capital mulher e recomendo a todos porque seus sonetos são muito lindos, parabéns pras pessoas homenageadas. Não te conheço pessoalmente e acho voce muito sensível, consegue ler a alma das pessoas. Sou seu fã de carteirinha. Um abraço.

    Aristides

    ResponderExcluir
  13. Concordo plenamente com você Aristides. Escrever um soneto é mesmo para poucos, pois além de sensibilidade exige técnica. Fátima os escreve muito bem.

    ResponderExcluir