segunda-feira, 20 de julho de 2009

Mostra Charles Chaplin

Vai até dia 3 de agosto a 2ª Mostra de Cultura e Arte Charles Chaplin, na Casa das Artes de Itapira. Os visitantes que forem até o local poderão prestigiar os trabalhos dos alunos e professores do PETI (Programa Escola em Tempo Integral), realizado em oito unidades escolares, além de caricaturas do artista Rogério Zanchetta em homenagem a Chaplin. O Projeto foi desenvolvido pela orientadora de Artes Cênicas Juliana Avancini através do Projeto Batutinha juntamente com outros dois professores de música.
O Projeto Teatral teve quatro meses de duração onde os alunos estudaram o cinema mudo e todo o universo do artista Charles Chaplin. “A partir deste ponto, trabalhamos a mímica, expressão corporal e facial, o filme Tempos Modernos, de 1936, onde cada aluno desenvolveu sua atividade de arte-educação, esboçando suas idéias na cena que mais chamaram a atenção no filme”, disse Juliana. “Esta é a quarta vez que desenvolvo o trabalho sobre a mímica no teatro, porém neste ano o projeto contou com a participação de algumas professoras, onde desenvolveram seus bonecos e obras, juntamente com os alunos e artistas, ganhando espaço para a realização de uma segunda exposição”, explica a diretora.Charles Spencer Chaplin faleceu aos 88 anos em 25 de dezembro de 1977 e foi um gênio da sétima arte, atuava, cantava, dançava, escrevia, compunha canções, dirigia seus filmes e continua encantando o mundo com seu estilo irreverente. Chaplin também se enquadraria nas outras seis artes - dança, teatro, música, literatura, pintura e escultura.
Era um artista completo.A aceitação dos alunos foi grande. “Todos abraçaram o projeto, se empenharam e criaram um grande carinho pelo artista. O resgate cultural e artístico é de extrema importância, pois além da informação obtida, todos puderam se sensibilizar com sua história de vida – do anonimato ao estrelato, ou seja, de uma infância miserável ao ápice da riqueza”, avalia Juliana.
A Casa das Artes fica na rua Campos Salles, 4, em frente à escola Júlio Mesquita. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 11h30 e das 13h00 às 17h00. Maiores informações pelo telefone 3863.0032.