quinta-feira, 5 de março de 2009

Morre Tião do Carro



Cantador, Violeiro e Compositor, João Benedito Urbano (Tião do Carro) nasceu em Vargem Grande do Sul-SP no dia 17/01/1946 e faleceu dia 28/02/2009, vítima de infarto, no Hospital da PUC de Campinas-SP, onde estava internado. O corpo foi enterrado no cemitério São João Batista, na cidade de Valinhos.
Formou dupla com Mulatinho, gravou viola nos discos de Tião Carreiro e Rolando Boldrin. Foi uns dos violeiros que mais gravou e criou ponteados em gravações de estúdio , fez um disco em 1980 “Uma Viola na Saudade”.
Autor de belíssimas composições tais como "Capiau" (José Caetano Erba - Tião do Carro), "Francisco de Assis" (Tião do Carro - Caetano Erba), "Reza Povo" (Tião do Carro), "Garganta do Mundo" (Tião do Carro - Caetano Erba), "Amigo da Onça" (Zé Mulato - Tião do Carro), "A Mulher do Cachaceiro" (Moacyr dos Santos - Tião do Carro), "Bolha de Sabão" (Tião do Carro - José Caetano Erba), "Coração Redomão" (Tião do Carro - Moacyr dos Santos), "Cortina Dourada" (Tião do Carro - José Caetano Erba) e "Procissão de Gado" (Tião do Carro - José Caetano Erba - Xavantinho), apenas para citar algumas, Tião do Carro deixará sem dúvida um enorme vazio na Música Caipira Raiz.
Abaixo, um depoimento emocionado de César Menotti, da dupla César Menotti e Fabiano, postada na internet:
"Conheci Tião do Carro ainda na minha infância, quando, junto com meu pai, frequentava o Café dos Artistas, ali na rua Vitória, próximo à praça Júlio Mesquita no centro de São Paulo. Passaram-se os anos, deixei a casa de meus pais em BH e fui morar sozinho em São Paulo, sobrevivendo da música, tocando viola pelos bares da vida. Ainda não cantava profissionalmente com Fabiano.
Mas o que quero dizer é que em uma certa ocasião, passei na porta do bar do Seu Antônio e encontrei o saudoso Pagodinho (Oreco), que na época fazia dupla com Tião do Carro.
Ficamos ali conversando e então mostrei a ele uma letra de uma moda de viola que eu tinha escrito havia pouco. Na época eu tinha 17 anos. Ele gostou muito, pegou o papel da minha mão e pediu que eu o deixasse colocar melodia na letra; e pra minha surpresa ele colocou a melodia e gravou a música com o Tião do Carro no CD da dupla.
Essa foi minha primeira experiência como compositor e fiquei muito honrado por saber que uma letra despretenciosa minha ia ser interpretada por nada menos que Tião do Carro e Pagodinho.
Bom, hoje tenho músicas gravadas por outros colegas, mas sempre me emociono quando escuto minha canção na voz dessa dupla. A música se chama Sentença da Paixao, acho que não a tenho mais comigo, mas vou tentar conseguir pra postar pra vocês.
Fica aqui o meu sentimendo, e que o Espírito Santo possa trazer consolo aos familiares do meu saudoso amigo Tião do Carro."


Usuária reclama de atendimento em Posto de Saúde Centro Oeste


Como está virando rotina – o que é ótimo – recebi um e-mail de Maria de Fátima, uma usuária do Posto de Saúde Centro Oeste, localizado no Jardim Nossa Senhora das Graças - antigo BNH -, através do qual declara que o atendimento no local está “um caos”. De acordo com ela, no último dia 3, tentou marcar uma consulta e não conseguiu, embora tenha chegado ao local às 5h45. “A fila já dava volta no quarteirão”, disse. Conta-me Maria de Fátima que “lá, pelas 7h00 da manhã, começou a entrega de senhas. No total foram 25. “Não seria atendida nem a metade da metade das pessoas que lá estava há horas.
“E como se tudo isto não bastasse, as consultas são marcadas as segundas, terças e sextas-feiras e a situação é a mesma sempre. O atendimento é péssimo, as atendentes estão sempre de mau humor e respondem com descaso às perguntas. “O prefeito fez tantas indicações para cargo de confiança e por que não coloca alguém de confiança também nesse Posto?”; pergunta-me, salientando que pessoas que permaneceram mais de três horas na fila voltaram para suas casas sem expectativa ou esperanças de quando conseguirão uma consulta.
“Durante o tempo em que eu estava na fila, desejei muito ter uma câmera comigo para registrar e levar para o Senhor Prefeito e tentar assim tocar o coração dele para que coloque mais médicos nesse Centro Oeste, onde as pessoas saem mais doentes do que quando chegaram, porque passam por uma situação constrangedora, até humilhante! Sou uma dessas pessoas que saiu de lá pior do que quando cheguei, porque além de todas as enfermidades pelas quais estou sofrendo, arranjei mais uma: chateada, tive taquicardia. Sinceramente conto com seu Blog para que em nome de todos os que lá estavam hoje e nos outros dias, tenhamos um bom atendimento como cidadãos do bem que somos”, indaga.
Na tarde de hoje, tentei falar com a pessoa responsável pelo posto, mas Angélica, que atendeu ao telefone, disse que não seria possível, já que o mesmo não estava presente naquele momento. Angélica me disse que “está faltando médico no Posto. O Dr. Rafael não atende mais aqui”. Entretanto, gentilmente, informou-me que as consultas podem ser marcadas diariamente, dependendo do médico que é procurado, a partir das 7h00.
Angélica informou ainda que realmente acontece a entrega de senha e que só aqueles que conseguem pegar o número referente à quantidade de consultas de determinado médico naquele dia consegue marcar o atendimento. “Está complicado”, frisou, sem, entretanto, saber ou querer me informar exatamente quantos médicos atendem naquele Posto de Saúde.