quinta-feira, 5 de março de 2009

Usuária reclama de atendimento em Posto de Saúde Centro Oeste


Como está virando rotina – o que é ótimo – recebi um e-mail de Maria de Fátima, uma usuária do Posto de Saúde Centro Oeste, localizado no Jardim Nossa Senhora das Graças - antigo BNH -, através do qual declara que o atendimento no local está “um caos”. De acordo com ela, no último dia 3, tentou marcar uma consulta e não conseguiu, embora tenha chegado ao local às 5h45. “A fila já dava volta no quarteirão”, disse. Conta-me Maria de Fátima que “lá, pelas 7h00 da manhã, começou a entrega de senhas. No total foram 25. “Não seria atendida nem a metade da metade das pessoas que lá estava há horas.
“E como se tudo isto não bastasse, as consultas são marcadas as segundas, terças e sextas-feiras e a situação é a mesma sempre. O atendimento é péssimo, as atendentes estão sempre de mau humor e respondem com descaso às perguntas. “O prefeito fez tantas indicações para cargo de confiança e por que não coloca alguém de confiança também nesse Posto?”; pergunta-me, salientando que pessoas que permaneceram mais de três horas na fila voltaram para suas casas sem expectativa ou esperanças de quando conseguirão uma consulta.
“Durante o tempo em que eu estava na fila, desejei muito ter uma câmera comigo para registrar e levar para o Senhor Prefeito e tentar assim tocar o coração dele para que coloque mais médicos nesse Centro Oeste, onde as pessoas saem mais doentes do que quando chegaram, porque passam por uma situação constrangedora, até humilhante! Sou uma dessas pessoas que saiu de lá pior do que quando cheguei, porque além de todas as enfermidades pelas quais estou sofrendo, arranjei mais uma: chateada, tive taquicardia. Sinceramente conto com seu Blog para que em nome de todos os que lá estavam hoje e nos outros dias, tenhamos um bom atendimento como cidadãos do bem que somos”, indaga.
Na tarde de hoje, tentei falar com a pessoa responsável pelo posto, mas Angélica, que atendeu ao telefone, disse que não seria possível, já que o mesmo não estava presente naquele momento. Angélica me disse que “está faltando médico no Posto. O Dr. Rafael não atende mais aqui”. Entretanto, gentilmente, informou-me que as consultas podem ser marcadas diariamente, dependendo do médico que é procurado, a partir das 7h00.
Angélica informou ainda que realmente acontece a entrega de senha e que só aqueles que conseguem pegar o número referente à quantidade de consultas de determinado médico naquele dia consegue marcar o atendimento. “Está complicado”, frisou, sem, entretanto, saber ou querer me informar exatamente quantos médicos atendem naquele Posto de Saúde.

7 comentários:

  1. Querida amiga Lúcia, que bom que postou esta matéria, eu também tenho tentado consulta no Posto do BNH e não consigo, as filas são imensas e as senhas não chegam às minhas mãos, tenho ido muito cedo, quando chego lá a curva jã virou, a última vez que fui tinha umas 200 pessoas e creio que vai aumentar, porque estão ficando mais doentes ainda e com raiva... Voce nem imagina como é triste ficar mais de 3h e meia na fila e sair dali com o rabinho entre as pernas como se tivéssemos cometido um crime, triste. Cheguei em minha casa outro dia e chorei, porque se eu fui ao Posto, é porque preciso e as consultas são marcadas só às segundas, terças e sextas-feiras mesmo!!! Com Clínico Geral é difícil, com Ginecologista é pior ainda. Fiz uma mamografia o ano passado e ainda não consegui mostrar ao médico ginecologista, pode uma coisa dessa??? No Centro de Especialidades, onde vou sempre, também não tem Ginecologista. Vou postar esse meu desabafo, assinar, porque falei a mais absoluta verdade, não quero com isso despertar a ira de ninguém e sim, fazer com que as pessoas não sejam tão humilhadas nos Postos de Saúde. Sei que logo estará melhor, que a administração atual é maravilhosa, humana e vai ajeitar tudo pra nós, mas meu colesterol e triglicérides teimam em não esperar, a pressão sobe de tanta amargura e constrangimento. Sou uma pessoa de Fé e por essa Fé eu peço que é urgente uma solução para nós que não temos planos de saúde. Desde já agradeço se o número de senhas aumentarem, se o número de médicos aumentarem, se o número de dias e horários para marcarmos consultas aumentarem. Em tempo, ainda digo mais, nunca tem Pediatra nesse Posto, já vi mães sairem chorando do Posto e meu coração fica pra arrebentar, por um fio. Muito obrigada Lúcia por este espaço, por nos ajudar, eu também gostaria de ter uma câmera para filmar e levar para as nossas queridas e digníssimas autoridades. Um abraço a todos e lembrem-se: Mais vale a dura verdade do que a cruel mentira.

    * Saúde é o que nos mantém vivos, fortes, lúcidos, do contrário, é constrangimento... triste!

    Maria do Socorro

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Maria do Socorro, voce tem razão eu já vi também, não tem pediatra, as senhas não dão nem pro cheiro, não há pressão que aguenta assim, chega ruim e sai pior. Pergunto até quando? Isso é prioridade num governo, saúde, como vamos estar vivos pra votar depois? Que humilhação, as moças nem falam direito com a gente, se for meio surdo, tá enrolado... É isso aí gente... o carnaval já acabou, passou... agora é hora de arregaça as mangas, não aquelas que ficam nas arvores e sim as dos paletós, vamos ver o que é possível e até impossível pra atender esse povo que vota, que faz o Brasil crescer, que carpi, planta arroz, feijão, ergue casas, faz asfaltos, rodovias; esse sim merece atenção! É duro ter que dizer isso, mas preciso dizer que quem prejudicar um desses pequeninos, que são grandes, terão que se haver com Deus e Ele cobra! Dinheiro não compra saúde, quantos ricos novos morrem cheios de dinheiro, sem poder comer? Tudo que aqui se faz aqui se paga! Talvez voce, grandão, cheio de grana, com plano de saúde, nunca tenha sofrido essa humilhação, nunca tenha ficado a espera rezando para que não acabem as senhas... o que é teu... tá guardado, será cobrado, tenha certeza disso, portanto, endireite sua eira e de um rumo certo às coisas, abre os olhos enquanto tem saúde. O mundo gira... a roda gira... Não fique magoado com tudo isso que aqui escrevi, quem perde a calma, perde a razão, não queira tornar-me sua caça, sua presa; esqueça-me e trabalhe porque ninguém há de reclamar se tudo estiver bem e como disse muito bem a Maria do Socorro, parabéns Maria, o colesterol não espera, a pressão alta não espera. Todos os dias morre gente de enfarto, vítimas da pressão alta, do colesterol, da falta de médicos para o tratamento adequado. Sem querer ser redundante, o Carnaval já acabou! Vamos "trabaiá"?

    Maria das Dores

    ResponderExcluir
  3. Acredito em tudo que disseram, foram bem firmes nas palavras, mas se eu fosse voces não filmava nada não, catava logo as autoridades na Câmara e levava lá às 4h da manhã pra ficar junto na fila, pra testemunha e tentar pegar a senha, imaginem só, aí sim eles vão acredita. Tem que sentir na pele, só falação eles não dão crédito e ainda dizem que o "povinho" reclama demais. Desejo boa sorte pra voces, não vou me identificar porque dependo do meu emprego, resolvi escrever porque quero ficar livre de tanta praga que jogaram, dou razão pra voces e to com o povo, sou da paz. Convida eles pra ir com voces lá de madrugada, ficar em pé esse tempão todo e sai sem senha; quem inventou essa história de senha? Que esperteza essa modernidade, dá senha pra sua saúde também. Fui......
    Oto Amonimo

    ResponderExcluir
  4. Que situação! Se não fosse trágico seria cômico, a Maria do Socorro disse que fez uma mamografia o ano passado e até agora não conseguiu médico pra atender? Como diria Bóris Casoy, isto é uma vergonha! Gente, esses depoimentos acima se forem verdadeiros, acredito que são, é caso de polícia, onde já se viu isso, Posto de atendimento que não tem médico... vou mudar desse Guaçu, já era... como posso confiar em gente assim... credu... fui...

    ResponderExcluir
  5. Tem razão essa história de senha é absurda, humilhação e ainda não querem que a gente fale "mal", isso nem é fala mal é falar a verdade tudo é tão feiura que da vergonha e eu que num gosto de politico fico com raiva quando vejo essas coisa. Vo passa la essa semana que vem.
    Edu

    ResponderExcluir
  6. A saúde tá doente em Mogi Guaçu, por isso peço pra jornalista encaminhar esses comentários pra quem tem capacidade pra remendar esses furos. O povo merece atençaão especial, li que se estiverem doentes ninguém vai poder votar, achei muito boa a colocação. Afinal de contas é uma prestação de serviço por parte da administração, da prefeitura, ou não? Abraços.
    Rita de Cássia

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, não apenas eu, mas qualquer um de nós, cidadãos que somos, podemos reivindicar nossos direitos e exigir que tenhamos um bom atendimento em qualquer setor do serviço público. Eu estou tentando fazer a minha parte, podem acreditar!

    ResponderExcluir