domingo, 1 de março de 2009

O choro de uma mãe


Recebi um e-mail de Cleide, moradora de um bairro da cidade, sugerindo que escrevesse um texto sobre atitudes covardes. E explicou-me por quê: dia 20 de fevereiro, um desconhecido, dirigindo em alta velocidade, atropelou sua filha de 13 anos praticamente na calçada e fugiu sem prestar socorro.

A menina sofreu diversas fraturas: pernas, braços e inclusive, no crânio. Passou por cirurgias e até o momento que Cleide enviou-me o e-mail, a menina permanecia na UTI - Unidade de Terapia Intensiva. Ela e o marido, contou-me, estão inconformados, indignados e passam os dias praticamente sedados, preocupados que estão com possíveis sequelas ou temendo que a menina não resista e os deixe para sempre.

Cleide, o que tenho a lhe dizer é que, na minha modesta opinião, atropelar alguém - seja criança, adolescente ou idoso - e não prestar socorro não é apenas uma atitude covarde. É irresponsabilidade, insensibilidade. É mais. É crime que deve ser punido. Está certo que você me conta que a velocidade com ele dirigia o veículo era tão grande que ninguém conseguiu anotar a placa. Mas um Ser Superior, misericordioso e justo com certeza tem não só a placa mas o nome desta pessoa que, numa atitude irresponsável, lhe causa tanta dor! É a Ele que deve se apegar, recorrer, pedir, suplicar. Ele é o Senhor Tempo e da Vida. E com certeza há de dar forças à sua filha para que ela se supere e volte a encantar os dias de vocês. Conte também com o auxílio, a presença, o apoio e o consolo dos amigos. Tenho certeza de que deve ter muitos. Não sinta vergonha de expor a sua dor. Compartilhe-a. Pois uma dor quando compartilhada com pessoas queridas torna-se menos pesada. E não abandone a esperança. Mantenha-a viva!

Para mim, Cleide, existem diversos tipos de covardia:

Magoar, ferir, agredir alguém física, moral ou psicologicamente sem dar ao outro a chance de se defender é covardia.

Despertar o amor no coração de alguém para depois desprezá-lo é covardia.

(Saint-Exupery já dizia: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".)

Alguém dissimulado, que finge ser o que não é, pode acreditar, é covardia.

Geralmente pessoas assim têm medo de enfrentar-se, conhecer a si mesmo e descobrir que, neste mundo, ninguém é melhor ou mais que ninguém. Somos todos iguais. E teremos, ao final, o mesmo destino: o pó.

Desculpa por fugir um pouco do assunto - o que também é uma covardia - mas, creia-me, sinto a sua dor, o seu desconsolo, a sua indignação, o seu medo, a sua espera de que o pesadelo acabe. E ele vai acabar. Tenho certeza que, além das pessoas que você ama e que te rodeiam, leitores deste blog, que têm se mostrado pessoas generosas, sensíveis, altruístas, manifestarão a você palavras que hão de lhe fortalecer, motivar a vencer esses momentos, esses dias dolorosos e difíceis. Talvez não seriam estas as palavras que gostaria de ler, mas são as que vieram do meu âmago, do meu coração, da minha alma, que neste momento, de alguma forma, está ligada à tua.

10 comentários:

  1. "O Choro de uma Mãe", é triste. Em especial a mãe que faz do filho, da filha, os seu mundo. Sonha, projeta-se, idealiza para o pequeno ser que colocou no mundo e deu o seu melhor. Sou mãe também e sinto a dor de Cleide que colocou na filha todos os ideais de amor e felicidade. A Maria Lúcia foi muito sábia ao dizer que Deus há de fazer justiça porque Ele tudo vê, não importa a velocidade, a placa já está anotada e o covarde pagará por isso. Nosso Deus não dorme, não abandona; creia-me Cleide amiga que o seu choro está sendo colhido por Deus e tranformado em orações, sim, porque fica até difícil raciocinar nessas horas, mas nosso Deus é tão maravilhoso que há de ajudá-los nessas horas tão difíceis. Apegue-se com Deus minha querida e Ele virá em seu socorro. Vou orar por voces. Deus abençoe sua filha, e toda a sua família.
    Fátima Fílon

    ResponderExcluir
  2. Cleide, quando tudo não der mais certo e voce já tentou todas as alternativas,não te desespere, Deus proverá uma solução. Ele é um Deus fiel e te guardará de todo o mal! Momentos ruins não são eternos}! São como tempestade, só duram por algum momento! Olhe para trás e veja que já superou muitas coisas. Portanto anime-se! Neste momento de tristeza, olhe para o céu e veja o quão grande é! Se Deus foi capaz de criar o céu, imagine resolver os seus problemas...
    Faça como os triatletas nas olímpíadas,mesmo não conseguindo chegar em primeiro lugar, lutam para chegar até o fim! Portanto não desista dos seus ideais! Lute até o fim, não desista no meio do caminho. Diga: EU VOU VENCER!
    Neste momento de tristeza, chore! Alivia a alma! Jamais deixe que a tristeza tome conta de você! Tua filha precisa muito de ti! Jesus fala: "Alegra-te! Tende bom ânimo que eu sou contigo!" Busque a Deus de todo o seu coração!
    Deus tem a solução para todos os seus problemas. Para Deus nada é impossível! O Deus que servimos é o Senhor do Universo! Tenha certeza que dias melhores virão e tudo tem um propósito na nossa vida! Nada é por acaso! Entrega o teu caminho ao Senhor, Confia Nele e o mais ele fará.
    Estou orando pela tua filha e por vocês!
    Que Deus os abençoe!
    Um grande abraço de conforto! De mãe para mãe!

    ResponderExcluir
  3. lucia, pq vc n era assim no passado?....

    teria sido diferente.....

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Fátima pelas suas palavras e pelas suas orações. Estamos mesmo precisando. Tento ser forte, mas há momentos em que literalmente desabo. Não é fácil entender tamanha irresponsabilidade, como disse a Lúcia, e muito menos aceitar que tal indivíduo permanecerá impune.

    ResponderExcluir
  5. Roseli, tenho procurado me agarrar mesmo a Deus e entregar tudo nas mãos Dele, que como diz você, para Ele nada é impossível. Pensar nisto tem ajudado a mim e a meu marido sobreviver a estes dias horríveis. Tanto você quanto Fátima são mães e, por isso, sei que entendem a minha dor. Vanessa, a menina da qual falei, é nossa filha única. Enviei e-mail para Lúcia por sentir que é generosa e, que, se ela escrevesse o que não estaria conseguindo dizer, de alguma forma, me aliviaria. E ela conseguiu. Agradeço suas orações. Suas palavras são para mim de grande conforto.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, não sei se sua referência é em relação a um passado recente ou distante. A única coisa que posso lhe dizer é que minha essência não mudou. Continua a mesma. Talvez, à época, nesse passado a que se refere, você não tenha tido a sensibilidade ou a disponibilidade para perceber isto.

    ResponderExcluir
  7. Cleide, querida amiga, é difícil conter minhas lágrimas diante do seu desabafo de mãe zelosa, estou em oração, fique forte, dá forças para o seu marido; sei que é muito difícil, mas tudo isso vai passar, Deus é contigo, Ele enviará forças pra voces, faça desses momentos tristes um forte motivo para aproximar-se de Deus e entregue tudo nas mãos Dele, Ele é o Senhor da vida e da morte. Digo-lhe minha querida se Deus tiver um plano pra vida da Vanessa ela sairá dessa e poderá testemunhar quão grandioso é Deus. Estou em orações minha lindinha Cleide e procure sentir Deus trabalhando por voces, ore, clame, chore nos pés do Senhor que a resposta virá em breve. Deus te abençoe e coloque tudo nas mãos Dele, desse Deus maravilhoso que deu Seu único Filho para a salvação de nossas almas. Deus os abençoe muito!
    Fátima Fílon

    ResponderExcluir
  8. Cleide, a vida às vezes nos reserva experiências quase insuportáveis. Sei como é isso. A gente parece não ter mais forças. Nem esperanças. Nem vontade de viver. Também perdi um filho muito amado aos 16 anos, quando ele começava a desabrochar para a vida. Hoje, só hoje, depois de seis anos, é que sinto-me um pouco menos revoltada. Entendi que talvez ele já tivesse cumprido a sua missão aqui e, por isto, Deus o chamou. Mas uma parte, um pedaço de mim foi embora com ele, Gabriel, meu filho amado.
    O que tenho a lhe dizer é que estamos fazendo uma corrente de oração para que sua menina seja forte o suficiente e para que Deus a devolva a você inteirinha.
    Quanto a esta pessoa que a atropelou e não prestou socorro, creia que pagará por isto, de uma ou de outra forma. Mesmo porque, se dirige de forma tão irresponsável qualquer hora vai colocar fim à própria vida. Pena que antes disto ele possa ferir e até mesmo destruir outras vidas. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  9. Cleide, leia com atenção esta mensagem que Marcos Cunha enviou para você:


    ♥Quando o sonho se desfaz...♥DEUS reconstrói!♥
    ♥Quando se acabam as forças...♥DEUS renova!♥
    ♥Quando é inevitável conter as lágrimas...♥DEUS dá alegria!♥
    ♥Quando não há mais amor...♥DEUS o faz nascer!♥

    ♥Quando a maldição é certa...♥DEUS a transforma em benção!♥
    ♥Quando parecer ser o final...♥DEUS dá novo começo!♥
    ♥Quando a aflição persiste...♥DEUS nos envolve com paz!♥
    ♥Quando a doença assola...♥DEUS é quem cura!♥

    ♥Quando o impossível se levanta...♥DEUS torna possível!♥
    ♥Quando faltam palavras...♥DEUS sabe o que queremos dizer!♥
    ♥Quando tudo parecer fechar...♥DEUS abre uma nova porta!♥
    ♥Quando você diz: "Não vou conseguir"...♥DEUS diz: "Não temas, pois estou contigo!"♥

    ♥Quando o coração é machucado por alguém...♥ DEUS é quem derrama o bálsamo curador!♥
    ♥Quando não há possibilidades...♥DEUS faz o milagre.♥
    ♥E sabes porque? Porque Ele te ama como ninguém jamais amou!.

    ResponderExcluir
  10. Marcos, suas palavras demonstram o quanto você deve ser uma pessoa sensível e preocupada com os problemas alheios. Um bálsamo para mim ler suas palavras. Em momentos como este a gente tem mais é que se apegar a Deus mesmo e entregar tudo a Ele, porque como diz você, quando não possíblidades, Deus faz o milagre. E eu creio. Obrigada de coração.

    ResponderExcluir