terça-feira, 17 de março de 2009

Curso de meditação: faça e sinta os benefícios



O Espaço Alqkimia está com inscrições abertas para o curso de meditação passiva e silenciosa. As práticas serão sempre às quartas-feiras, das 20h00 as 21h00, durante as aulas de Yoga. Yvan Arcuri Sínico explica que será distribuído material apostilado e textos explicativos sobre os efeitos da meditação. Podem se inscrever somente adultos. O investimento é de quatro parcelas de R$ 76,00. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3861-4959, em horário comercial, com o próprio Yvan.
A meditação consiste de práticas diárias envolvendo essencialmente concentração da atenção. Embora apareça com uma aura mística, sua prática regular proporciona vários benefícios e aperfeiçoamentos práticos, como:
- descanso físico, mental e emocional
- aumento da capacidade de concentração
- maior auto liderança
- maior liberdade de escolha
- senso de identidade mais livre e mais rico em possibilidades.
Segundo Yvan Arcuri Sínico os benefícios da prática da meditação para a saúde, a inteligência e o equilíbrio psíquico são muitos. Ele diz:
"A meditação reduz a ansiedade, torna a respiração equilibrada e profunda e melhora a oxigenação e a freqüência cardíaca. Seu reflexo no sono é um repouso mais tranqüilo, sem interrupções. Além disso, ela atenua enxaquecas e resfriados, acelera a recuperação no pós-operatório e auxilia a digestão alimentar. No campo psíquico, a prática mantém a pessoa num relativo estado de equilíbrio, com uma lucidez que a impede de entrar em conflitos emocionais internos, principalmente de origem afetiva. Há por parte de quem a pratica, muito mais clareza mental, objetividade, paciência, compreensão e justiça."
A meditação em geral pode envolver sons, mas não linguagem falada ou pensada. Ao contrário, um dos objetivos é justamente ativar um nível de não-pensamento lingüístico, que embora seja útil em algumas situações, não o é em outras.

7 comentários:

  1. Vale a pena fazer este curso. Traz realmente muitos benefícios, falo por experiência própria. Além disso, o Yvan é um mestre, um verdadeiro guru!

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que existem pessoas preocupadas com o bem estar dos outros sem que, para isto, precise entupí-las de medicamentos. Meditar tem custo menor e, muitas vezes, o resultado para combater sintomas de estresse, cansaço e outras doenças de cunho psíquico é imbatível.

    ResponderExcluir
  3. O que é meditação? "meditar a ação" separando a palavra descobrimos seu mistério, "me editar na ação". Meditar é o ato de concentrar, de focar a mente em algo, pode ser pensamento, sentimento, estado de ser. Meditar é sentir a existência com clareza. É um estado comtemplativo dos processos mentais. Meditar e saborear, tocar, cheirar, ouvir e ver o interior de seu ser. Meditar é a arte de se autoconheSER.
    Parabéns ao Yvan por desenvolver cursos assim na cidade.

    ResponderExcluir
  4. "Ao praticar a Meditação me sinto em paz e revigorado, com a mente mais clara e expandida, o que influencia positivamente no meu trabalho como músico"...

    ResponderExcluir
  5. Observações científicas mostraram que a pele tem sua resistência aumentada em virtude do estado de calma causado pela meditação. Em estado de tensão, como já foi visto, aumenta a atividade das glândulas sudoríparas e sebáceas da pele, deixando sua superfície úmida e, portanto, oferecendo menos resistência à passagem de corrente elétrica. No estado de tranqüilidade, a produção de suor e gordura se normaliza e a pele volta a ter resistência.

    ResponderExcluir
  6. Há uma decisão a ser tomada: fazer ou não fazer. Se houve um interesse inicial, sugiro que faça rapidamente uma primeira vez, só para assimilar as etapas, e uma segunda, para um primeiro teste da estratégia. E para avaliar possíveis benefícios a um prazo maior, imagine o que pode ocorrer com você e seu corpo se usufruir do relaxamento durante duas semanas, por exemplo. Assim você terá boas condições de decidir se vale a pena investir alguns minutos, uma ou duas vezes ao dia.

    ResponderExcluir
  7. Gente, façam o curso. O Yvan como instrutor é tudo de bom! Não percam esta oportunidade não. Já dizia Sócrates: "Homem, conhece-te a ti mesmo!".

    ResponderExcluir