segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Roseli Coelho: uma vida dedicada à arte de representar e educar



Quem em Mogi Guaçu e região já não ouviu falar ou não conhece Roseli Coelho? Sempre ativa, incansável e premiadíssima em diversos festivais, onde arrebatou prêmios nas categorias Melhor Espetáculo, Iluminação, Ator, Atriz, Adaptação, Direção, Figurino, Sonoplastia, Músicas Inéditas, entre outros.
Antenada, está sempre participando de workshops e novos cursos em outros municípios do interior e também na capital, acompanhando tudo o que há de novo ou diferente na maneira de entreter, divertir e educar a platéia, que em Mogi Guaçu sempre está presente, talvez reconhecendo merecidamente o trabalho que desenvolve com adolescentes e jovens em escolas municipais, estaduais ou particulares.
Formada pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, com Licenciatura plena - habilitação em artes cênicas - desde 1988, Roseli foi apontada como a melhor atriz na fase municipal do Mapa Cultural Paulista por sua atuação na peça Um Dia Muito Especial. Dirigiu o Projeto Quebrando Barreiras de Teatro com Deficientes em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado. Em 2005 foi selecionada para o Projeto Ademar Guerra recebendo orientação de Danielle Varotto com o grupo de teatro da EMIA com a peça “A Casa de Bernarda Alba” de Federico García Lorca. Em 2007 foi novamente escolhida para o Projeto Ademar Guerra recebendo orientação de Reginaldo Nascimento com o grupo de teatro da EMIA, com a peça “Eles não usam Black-tie” de Gianfrancesco Guarnieri. No mesmo ano foi selecionada para participar do 6º. Fórum Artístico da Cooperativa Paulista de Teatro – A criação teatral no interior do Estado – Encontro Regional do Projeto Ademar Guerra, em Bauru, numa realização da Secretaria do Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de Bauru, Cooperativa Paulista de Teatro, Governo do Estado de São Paulo, Projeto Ademar Guerra, Abaçai e Funarte.
Devido à extensão e à riqueza de seu currículo, solicitei que ela mesma falasse um pouco da sua história. E aí está:
"Minha vida no teatro ou o teatro na minha vida começou na faculdade. Jamais imaginei que eu, um dia fosse amar e viver com o teatro de forma tão intensa.
Mas ele tornou-se parte do meu trabalho, quando, em 1991, morando em Mogi Guaçu e lecionando Arte em uma escola estadual, uma aluna me procurou pedindo que eu dirigisse um grupo da escola para participar do FETEG.
A minha resposta foi: “O que é FETEG?”.
Eu não sabia, morava há pouco tempo na cidade e ainda não conhecia os costumes. Ela me explicou que era um Festival de Teatro do Estudante Guaçuano e que todas as escolas podiam participar. Como elas não tinham ninguém para ajudá-las, resolveram me procurar por eu ser a professora de Artes. Fiquei lisonjeada e aceitei o desafio, afinal eu nunca tinha dirigido um espetáculo antes.
Daí para cá o meu envolvimento com o teatro não parou mais. Nesta escola fiz um trabalho voluntário, trabalhando aos sábados, domingos e feriados por 8 anos consecutivos.
Participamos de diversos festivais além de Mogi Guaçu, como o que acontece nas cidades de Santos, Tatuí, Sumaré, Campinas. Foi uma experiência inesquecível. Fico feliz em saber que plantei sementes, muitas estão dando frutos, dirigindo seus grupos ou atuando, outras ficaram marcadas para o resto da vida com o teatro de forma positiva.
Parei por uns quatro anos e meio para repor energias e conviver mais com minha filha, precisava muito, nem por isso deixei de ter contato com o teatro e projetos, mas sem participação em festivais.
Voltei em 2003, até então era um trabalho voluntário, a partir deste ano, passei a ser contratada como professora de Teatro.
Trabalho com nove grupos (loucura maravilhosa, pela prefeitura e escola particular), onde até o ano de 2007 montava espetáculos com todos eles e a partir de 2008 optei por esquetes com alguns grupos e um ou dois espetáculos envolvendo praticamente todos, porque estava ficando difícil demais montar oito, nove e até dez espetáculos por ano e ainda lecionar Arte, pesquisar...
Sou a pessoa que mais dirigiu peças de teatro no FETEG e, por favor, não estou sendo exibida, não me levem a mal, mas também a mais premiada. Em um ano montei oito espetáculos para o festival, sem contar as outras montagens para eventos específicos, como Folclore, Semana da Consciência Negra etc.
Preciso encontrar muitas coisas (ainda bem!) e não quero me acomodar. Estou sempre a procura de cursos que proponham descobertas, desapego, escuta... E cada vez que me encontro nestes cursos, percebo que não sei nada.
Tenho encontrado pessoas generosas, que compartilham sua sabedoria de maneira maravilhosa.
Estou feliz em perceber que ainda tenho muito a descobrir.
É isto!
Sou Roseli e falei!"
Merece ou não aplausos e admiração? Além de todo este trabalho com o teatro, Roseli Coelho é mulher, mãe, amiga...E mesmo sabendo da sua importância principalmente para Mogi Guaçu, nunca a vi se esquivar de um convite, recusar a aceitar um desafio ou simplesmente, atender ao meu modesto pedido para que parte da sua história fosse contada neste blog. Parabéns Roseli! Também ficamos felizes por saber que ainda tem muito a descobrir e, é claro, a ensinar!

42 comentários:

  1. Nossa Lúcia! Estou emocionada! Lágrimas vieram aos olhos. Puxa! Nem sei o que dizer! MUITO OBRIGADA! Nunca recebi nada igual! Obrigada ! obrigada! Obrigada! Que Deus a abençoe sempre. Que esta generosidade sempre volte dobrado para você.
    um grande e carinhoso abraço

    ResponderExcluir
  2. Você sabe que merece, Roseli! Não estou lhe fazendo nenhum favor!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Aline Carvalho

    ops...a Roseli apronta mesmo hein...olha ondi ela veio parar...maix ela merece todo o reconhecimento por seu amor e dedicação ah arte...eh isso mesmo dedicação, essa mulher trabalha muitooo e muitooo mesmo de segunda a segunda...pense numa pessoa q ñ para!pensou?pois eh essa se chama ROSELI COELHO. Ela com seu trabalho encanta ah todos sempre.O público e os atores,com os qual tem a grande honra de serem dirigidos por ela!! Eita mulher arretada consegui fazer com q as pessoas chorem e depois as faz rir sem perder a graça da coisa...ela q faz de uma jovem e aprendiz atriz(EU)faça de papai-noel ah fada!!rsrsrs... como eh bom saber q ñ soh nós q convivemos com ela, mais q todo o mundo saiba como ela eh importante pra todoss!!!
    mil beijocas

    de Roseli Lebre
    para Roseli Coelho

    xau xau

    ResponderExcluir
  4. Falar em Roseli Coelho é gratificante, estimulante! Eu a conheci há muitos anos, bem jovem, uma garota cheia de sonhos e ideais; perdemos o contato durante longos anos e a reencontrei no palco do TUPEC, uma imensa alegria invadiu meu coração e um desejo enorme de realizar projetos com a grande Mestra Roseli Coelho. Percebi que a garotinha, que fora minha vizinha, continuava a mesma menina sonhadora, porém, firme e segura de seus passos, do sucesso. Finalmente, tive a felicidade de realizar um trabalho com Roseli neste Natal de 2008, na Praça do Recanto, foi um sucesso. Espero que esta esquete, tenha sido a primeira de muitas que realizaremos juntas. Tenho o maior carinho e respeito por Roseli Coelho, nome forte que eu gostaria de ver em letras de neon, garrafais, em um Teatro-Escola de nossa cidade. Ro... Deus te abençoe. Bjks

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Roseli.
    Desejo a você novos Sonhos,Sabedoria e Sucesso Sempre!
    Bjos. Eli

    ResponderExcluir
  6. Ahh!!! Por isso que eu amo essa mulher!!!

    É minha heroína! Muito modesta ela pra tudo o que ela faz...

    Amo muito você Roseli! Continue assim sempre! Se algum dia eu me tornar metade do que você é vou ficar muito feliz!!! =^.^=

    Beijos de: Cristina

    ResponderExcluir
  7. Olá Rose,

    percebi que você é uma pessoa querida.
    Fico feliz por isso.
    Construir amizades, mantê-las, aumentar o seu número é algo difícil, coisa que só a dedicação, a verdade, a honestidade, o trabalho, a honra enfim coisas diceis de se fazer conseguem mantê-las.
    Continue assim cara.
    Lute pelos seus ideais, desde que sinceros e verdadeiros.

    Um amigo de São Paulo de há muito tempo.

    ResponderExcluir
  8. Me vieram lagrimas aos olhos também ... por se tratar dessa pessoa tão especial, intensa e rara. E no decorrer da minha leitura arrepios d emoção emanaram em meu corpo.
    Ela me apresentou a essa arte maravilhosa de fazer teatro, me mostrou que fazer teatro é muito mais(muito mesmo) que apenas decorar falas. Essa pessoa cheia de alegria... e muita força de vontade esta ai.. para o que der e vier... SEMPRE.
    Te admiro demais a cada dia... que este ano possamos estar juntas... Pq vc é especial, pq vc faz a diferença... pq vc eh atriz, eh mãe, eh amiga, eh professora..."

    Você merece ...

    Bjosss

    ResponderExcluir
  9. Nossa!!! Muito obrigada!! Estou me sentindo muito feliz e emocionada pelas palavras de todos vocês! Bia, Eli, Cristina, Ana Laura, amigo de São Paulo (quem? estou curiosa),Fátima e, claro, Lúcia que está me proporcionando este momento especial.
    Um grande e carinhoso abraço em todos vocês!

    ResponderExcluir
  10. quem diria que aquela garotinha timida que ficava vermelha a toa, iria se transformar nesta poderosa mulherrrrr..
    amiga, voce merece, pois é batalhadora, amiga leal , pronta pra tudo nesta vida.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Puxa, é verdade, tímida demais. Se eu contar nonguém acredita. Ainda tenho um pouquinho dela mas agora estou conseguindo lidar com esta situação..rsrsrs
    Mas estou curiosa, quem escreveu a mensagem?
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  12. Roseli é tudo de bom como pessoa e profissional. Sempre dedicada, sempre buscando se aprimorar...e sempre disposta a ensinar. Porque alguém já disse um dia que todo conhecimento só tem valor quando repassado aos outros. Guardá-lo para si é egoísmo e ignorância. Por isto sou fanzona da Roseli e parabenizo você, Lúcia, por ter tido a iniciativa de escrever sobre ela no blog.
    Abraços Roseli

    ResponderExcluir
  13. Rosângela querida, obrigada!
    Muita gentileza tua!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  14. Gente, acredito que o trabalho de Roseli poderia ser ainda mais valorizado na cidade. Ela tem valor! Ensina e realiza com maestria.
    Parabéns Roseli. Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Claudia!!
    Minha nossa, não sou tudo isso não.
    Fico feliz com palavras tão gentis.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  16. Não seja modesta Roseli. Você sabe que é tudo isto é muito mais! beijão

    ResponderExcluir
  17. Eu sozinha não sou nada..rsrsrsrs...se não fossem as pessoas que me rodeiam, que compartilham comigo os momentos, os saberes, tudo, eu não estaria aqui.´
    Rita, é que fico meio sem jeito, não estou acostumada a ficar lendo estas coisas.
    Não posso negar que sinto-me muito feliz!
    Um grande abraço querida

    ResponderExcluir
  18. Isso é uma das coisas interessantes em você. É esta humildade. Essa sabedoria. Já dizia um grande escritor que "Ninguém é uma ilha". Espero que você esteja sempre rodeada de gente do bem e que sempre haja troca. Assim é o ciclo da vida.

    ResponderExcluir
  19. Iniciei minha paixão pelo teatro desde a quinta serie onde ainda pequena interpretei o soneca na premiada peça infantil do FETEG Branca de Neve e os Anões......A Rose realmente é uma pessoa muito especial.

    ResponderExcluir
  20. Ana Paula, obrigada. Também espero sempre estar rodeada de todos vocês, pessoas generosas.
    Ah minha querida e inesquecìvel Soneca. Como esquecer daqueeles momentos? Impossível. Sete anões (todas meninas) e que deixaram saudades.
    Obrigada querida.
    Um grande abraço a vocês!

    ResponderExcluir
  21. Vc merece essa homenagem e muitoo mais prof!!
    VC eh uma grande mulher e admiro muito vc!
    Adorooo suas aulas, ke naum teremos mais neh...=/...akeles tabalhos ke agente sempre reclama mas gosta de fazer!! hehe
    Assisti sua peça: O magico de oz, primera vez ke fui num teatro assistir uma peça! ADOreiii!!!
    Adoroo vc!
    Bjss

    ResponderExcluir
  22. Ah Mayara, muito obrigada. Também vou sentir falta de dar aulas para vocês este ano. Pena que o terceiro do ensino médio não tenha arte.
    Estarei sempre torcendo por você! Tenho certeza que irá muito longe! Continue sempre assim: estudiosa, carinhosa, dedicada, gentil, educada, amiga!!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  23. poxa oq falar depois de tantos elogios a essa pessoa incrível e tão dedicada como ela, só dando os meus parabéns mesmo e pedir para que continue com esse trabalho tão lindo. PARABÉNS Roseli, foi mais que merecido essa matéria... bjus

    ResponderExcluir
  24. Muito bem Roseli, matéria merecida. Parabéns por tudo o que fez e sucesso para seus trabalhos futuros, que os aplausos continuem sendo um agradecimento do público pela qualidade da peça e a confirmação da mensagem teatral recebida e que nunca seja a conformação de um trabalho não muito bem feito: algo que nunca vi aqcontecer com você.
    Foi um prazer poder ser seu aluno por 02 anos.
    Abração.
    Wendel.

    ResponderExcluir
  25. Bom.. Tudo que sei hoje de teatro devo a essa doidinha chamada Roseli Coelho..
    Adoro ela, a materia foi muito bem feita Lucia!
    A Prof, como costumo chama-lá é guerreira por demais, como sua aluna aprendi muito tanto artes como teatro e tive o grande prazer de atuar e receber premiações junto com ela.
    Prof, parabéns continue nesse pique... você merece tudo de bom.
    Estou com saudades;;
    bjosss

    Simone Antonio

    ResponderExcluir
  26. Roseli Coelho, é realmente um icone do teatro de Mogi-guaçu e região. É sempre um prazer trabalhar com esta mulher d fibra e não cai por nada. Sempre dedicada, atenciosa, responsavel e talentosa. Estar ao lado dela é sempre um prestigio. Parabens Roseli por tdo que vc ja proporcionou na vida das pessoas que passaram por vc.
    obrigada pela Oportunidade de tb fazer parte da sua historia.

    ResponderExcluir
  27. Cris, Wendel, Simone, meus queridos, obrigada!!
    Eu é que tenho o grande prazer de ter trabalhado com vocês! Aprendi muito!
    Saudades!!! Eu sei que cada um acaba seguindo o seu caminho e acaba ficando dentro do peito lembranças boas. Lendo estes depoimentos, tudo volta!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  28. Ah Maristela, obrigada minha querida! Eu sou a maior fã do teu trabalho! Te admiro muito e receber estas palavras carinhosas deixa-me honrada demais!
    Muito obrigada! Aprendo muito com você, em cada trabalho juntas!! E espero continuar por muito tempo aprendendo contigo!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  29. Oi Roseli...Nossa imagina que eu não iria comentar de você, uma pessoa, uma mulher, uma profissional maravilhosa, me ensinou o que é teatro, o que é atuar, ajudou a plantar em mim essa sementinha que cultivo ate hoje e que sempre vou cultivar.
    Devo muita a você Roseli, o que aprendi em um ano de jornada contigo, vou levar eternamente, pode ter certeza que você sempre será lembrada por mim, sempre, sempre.
    Obrigada, meus parabéns....
    Você merece tudo isso... e muitoooooooooo mais
    Sou sua fã.

    Fernandinha Degolin

    ResponderExcluir
  30. Obrigada Fernanda! Eu sinto muito orgulho de você! Meus parabéns! Muito Sucesso para você! Estarei sempre torcendo pelo teu trabalho!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  31. Totalmente merecido essa homenagem a você Roseli!
    Você brilha em tudo que faz e participa!
    Parabénss!!
    Saudades...Beijãoo

    ResponderExcluir
  32. oi minha querida
    pq ficou tão indignada, ja era de se esperar!!!
    e vc sabe que merece né....
    parabens
    bjssssssssss
    adoro vc

    ResponderExcluir
  33. Duda e Lígia, minhas queridas, obrigada! De coração!
    Um grande abraço e saudades

    ResponderExcluir
  34. Nossa!! Linda mensagem!!! Eu não sabia de muita coisa ai...
    Você merece isso e muito mais Roseli...
    Sempre foi e smepre será um prazer trabalhar com vc...
    bjos
    Suéllen Carvalho

    ResponderExcluir
  35. Obrigada Suellen! Eu fico muito feliz por você estar no caminho que desejou! A Suellen tímida, arrasando! Parabens querida! Sucesso!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  36. Aaah, de fato, a Roseli eh uma pessoa indescritivel! Aprendi taaaaanta coisa com ela e, acima de tudo, me tornei uma pessoa mais feliz, mais comunicativa, em suma, mais completa!
    Roseli, sinto muiiiito sua falta!
    Voce tem o dom de trazer alegria as pessoas!
    Amo vc!

    ;**

    Natalia Camargo

    ResponderExcluir
  37. Natalia querida, sinto saudades de você.
    Ano feliz aquele! Inesquecível! Momentos que ficarão para sempre no coração! Capuccino com bolacha no meio da tarde...rsss...só mais um pouquinho de sono vai..rsrsrs...marmitex...e uma amizade para toda a vida!!! Obrigada!!
    Amo você também!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  38. Roseli!
    Seria possível descrever o quanto essa mulher é importante pra mim?
    Muito além de professora de teatro, está aí uma mulher autêntica, de presença marcante, de personalidade forte, guerreira, inteligente, movida pelo amor, que não mede esforços para ajudar a quem for preciso, de uma amizade inigualável, companheira, corajosa, iluminada... rara!
    Você fez tanta coisa por mim, me deu tantas oportunidades, me permitiu que eu "reconhecesse" e reabrisse o meu lado cênico, que proporcionou muitos momentos de despertar do meu "eu", da minha personalidade.
    Trabalhar com você é uma honra, mas ter sua amizade e sua presença em minha vida é de imensa felicidade.
    Esta homenagem é mais que merecida, parabéns à jornalista...
    Brilhe sempre, minha amiga!
    Amo você.
    Desta sua "velha" aluna, Juliana.

    ResponderExcluir
  39. Juh querida também te amo!
    você sim, fez muito, muito mesmo por mim.
    Com sua dedicação, amizade, carinho, alegria e mesmo correndo o risco de se prejudicar não me deixou sozinha quando precisei!
    Eu sempre estarei aqui para quando precisar e torcendo pelo seu sucesso!
    Minha querida amiga, Que Deus a abençoe!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  40. Parabéns Roseli!
    Você não é deste Planeta...
    Está "simplesmente" contribuindo para o despertar das mentes e dos corações de nós jovens, que precisamos tanto de um empurrãozinho...
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  41. Obrigada!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir