sábado, 7 de março de 2009

À Dona Tina


Neste Dia Internacional da Mulher vou escrever sobre uma mulher super especial: a Dona Tina. Hoje, viúva e aos 82 anos, já passou por todo tipo de sofrimento possível, mas também soube desfrutar cada um de seus momentos de alegria. Dona Tina é uma mulher abençoada, serena, sábia, fiel a Deus, que sabe dar colo como ninguém e, sempre que necessário, nunca lhe falta uma palavra de conforto, de ânimo, de motivação para que a gente não desista, não esmoreça, para que a gente lute e vença!

Filha de fazendeiro, abdicou das inúmeras possibilidades que tinha pela frente e optou por ser esposa e mãe. Teve 12 filhos, dos quais sete permanecem ao seu lado. Tem 12 netos e cinco bisnetos. Sempre diz que suas bases são Deus e a família, que a ajudaram a superar todos os obstáculos e dificuldades. É sempre grata. Tem um semblante calmo e um sorriso pronto para quem cruzar o seu caminho.

Quem a conhece, a ama. Criada sem mãe e na roça, conta suas histórias, lembra peraltices e declara-se feliz. Afirma ter vivido uma infância maravilhosa e orgulha-se de ter tido uma excelente convivência com o pai, que a criou, ensinando-lhe os valores que conserva até os dias atuais.

É saudável de corpo e mente. Toda manhã faz caminhada, exercícios, medita sobre a Bíblia, faz suas orações e passa o dia ora lendo - lê praticamente um livro por semana - ora fazendo palavras cruzadas - que diz ser uma verdadeira terapia - ou então conversando com amigas.

Sente prazer ao ver a casa cheia de familiares, para quem ainda cozinha com prazer. Ama recebê-los e diz sentir falta quando um de nós não está presente, principalmente aos finais de semana.

É forte, mas tem uma alma pura e até uma certa ingenuidade. É doce! Acolhedora! Linda! Maravilhosa! Dona Tina, Maria Aparecida Ribeiro, é a minha mãe, da qual me orgulho demais e a quem dedico este texto em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Parabéns, minha mãe! Que continue sempre sendo esta pessoa divina que a todos encantam! Te amo! Obrigada por tudo!

5 comentários:

  1. Encantamento. Dona Tina é um grande exemplo de Mulher que acima de tudo é Mãe, tem um amor que transborda, contagia, mesmo quando está calada suas atitudes altruístas falam por si só. Tenho certeza que ela é sábia, tem a ternura das flores, a pureza dos anjos. Parabéns! Querida Tina, feliz Dia Internacional da Mulher, parabéns querida Lúcia por sua mãe apaixonante, por seu relato maravilhoso sobre essa mulher maravilhosa que lhe deu luz, vida, ensinamento. "Quando a árvore é boa, dá bons frutos", não sei de quem é esta frase, mas é certeira e voce Lúcia, tem a quem "puxar", tem um espelho maravilhoso para mirar-se. Beijos querida Tina, Deus a abençoe muito.
    Fátima Fílon

    ResponderExcluir
  2. Que lindo e emocionante Lúcia!! Que Deus continue abençoando D. Tina hoje e sempre! A família e a religião é a base de tudo!!
    Parabéns pelo dia das Mulheres! Mulher inteligente, sensível, guerreira, amiga como você Lúcia!!!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Fátima e Roseli, minha mãe ficou muito feliz quando leu o que vocês escreveram. E faz questão de conhecê-las pessoalmente. Ela é maravilhosa mesmo não é?
    Obrigada a vocês duas! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Lúcia lindinha, claro! Será um prazer conhecer a Dona Tina, tomar um cafezinho juntas; é só marcar e estaremos juntas. Um abraço forte e fiquem com Deus. Bjks.

    ResponderExcluir
  5. Auto em Soneto à Maria Aparecida Ribeiro

    Naqueles dias de chuva... relembra...
    ouvia o vento e o pai dissertava...
    - Sob as nuvens negras... o céu é azul!
    Contava histórias e Tina escutava.

    Onde vive o sonho murmuram as águas,
    o calor e a cor que animam a vida,
    com cheiro de mato, capim e café;
    nos campos corria Maria Aparecida.

    Ali na varanda, santuário de um ninho,
    pra ouvir prosa boa e muita poesia,
    as aves esperam os seus filhotinhos.

    E hoje, é a Tina de amor e humildade
    que conta pra nós que “o céu é azul”,
    revela o segredo da felicidade...

    Fátima Fílon

    Lúcia, adorei escrever o soneto para a sua mãe, espero que ela goste e voce também. Diga à minha linda musa inspiradora que ela é co-autora!Bjkss

    ResponderExcluir