sábado, 7 de março de 2009

Fialho, esportista e comunicador, deixa saudades

Faleceu em Mogi Guaçu (SP) nesta quinta-feira (05) o esportista e comunicador Luiz Mesquita Fialho, por complicações advindas de uma pneumonia. Conhecido como a “velha raposa do esporte”, Fialho nasceu na famosa Vila Belmiro em Santos.
Dos seus 82 anos de vida, 53 deles foram dedicados ao esporte de Mogi Guaçu. Possui um currículo invejável tanto no esporte profissional como no amador: nove títulos e dois vices. Numa dessas conquistas, foi campeão estadual amador em 1986 em Araraquara com a equipe da Chiarelli, um título inédito para Mogi Guaçu.
O arquivo do site Guaçu Esporte informa que Fialho foi técnico do Atlético Guaçuano por duas temporadas seguidas. Técnico da Portuguesa Santista e do Jabaquara, da cidade de Santos. Nessas longas caminhadas pelo esporte, já treinou e comandou vários atletas que despontaram tanto no futebol brasileiro como internacional, como: Samarone, que atuou pelo Corinthians e Fluminense. Pavão (Portuguesa, Santos e Flamengo), Reginaldo (Portuguesa e México).
Professor Luiz Mesquita Fialho sempre teve opinião convicta de que o futebol da atualidade não possui tantos craques como a alguns anos, pela falta de liberdade dos jogadores dentro de campo, onde ficam “aprisionados” aos esquemas táticos propostos pelos treinadores atuais, onde a marcação é a principal jogada ensaiada nos treinamentos.Também dizia que: o excesso de jogos e treinamentos, excessos de campeonatos desgastam os atletas, deixando-os fragilizados fisicamente, e propensos a lesões graves, mesmo aqueles em início de carreira.
Trabalhou na Rádio Nova Guaçu durante muitos anos como comentarista e conselheiro esportivo. Sua presença nos estúdios sempre será lembrada com muito carinho daqueles que tiveram o privilégio de atuar ao lado dessa grande comunicador esportista, que dedicou seu tempo a integrar as pessoas através do esporte profissional e amador.Ele deixou a esposa Antônia, a filha Gérsia, o genro Rubens, os netos André e Andreza e os bisnetos João Pedro e Vitória.
* O texto é do jornalista Alair Júnior, comunicador da Rádio Nova Guaçu e um dos responsáveis pela edição do Portal Mogi Guaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário