domingo, 29 de março de 2009

2012. Será mesmo o fim?


O assunto está na moda! De acordo com o calendário dos Maias, o mundo vai acabar em 2012. Será o apocalipse: planetas em rota de colisão com a Terra, tempestades solares, chegada de ETS. Enfim, tudo pode acontecer. Inclusive, nada.
Tudo começou com a publicação do livro “O fator Maia” em 1984 pelo americano José Arguelles. Ele mesclou seus estudos com o fim do calendário Maia com suas próprias idéias apocalípticas. Disse que a data marcaria o fim do ciclo do Homo sapiens e o início de uma época ecologicamente mais harmoniosa.
Talvez o grupo que tenha mais esperanças positivas para 2012 seja o dos apaixonados por óvnis. Não dispensam o temor de um cataclisma, mas acreditam que a data irá inaugurar uma nova era para a humanidade, marcada pelo contato com os ETs.
A ocorrência de uma inversão súbita dos pólos magnéticos terrestres é um dos cenários apocalípticos previstos para 2012, tornando impossível a vida na Terra. Não é isso o que os cientistas estão detectando. Na verdade, a maior parte do que se diz sobre o assunto é apresentado como o resultado de rigorosa pesquisa, mas são, na verdade, idéias questionáveis ou pura especulação.
O que quero mesmo expor neste blog é: qual a sua expectativa, a sua opinião a respeito do assunto? Caso fosse verdadeira a profecia, o que você faria que até agora não fez, seja por falta de estímulo, por falta de tempo, por desinteresse ou pelo não engajamento com o que acontece ao seu redor, com os seus semelhantes?
Eu, sinceramente, gostaria de acreditar que esta tão anunciada mudança fizesse com que nós, seres humanos, passássemos a ter outra postura diante da vida e das pessoas. Que fôssemos mais altruístas e solidários com nosso próximo. Que respeitássemos mais a natureza e os animais. Que vivêssemos buscando mais ser do que ter.
Mas a minha opinião não conta, nesse caso. Sou uma sonhadora nata e assumida. Ingênua, quase sempre ainda acredito na generosidade das pessoas. E na maioria das vezes, me decepciono. Apavora-me a violência gratuita, os maus tratos às crianças, aos idosos, a falta de amor, de união, de respeito à vida, tanto em relação aos próprios seres humanos quanto ao Planeta como um todo.
Como sou quase como uma “Pollyana” – alguém leu este livro na adolescência? – prefiro saber a opinião de vocês, leitores do blog. O que pensam a respeito do assunto e, caso fosse cientificamente provada esta teoria apocalíptica o que mudaria em sua vida? Pense nisto e comece a mudar agora. Mesmo que nada aconteça. A mudança acontecerá em você e em mim.

21 comentários:

  1. Para mim isto tudo é uma bobagem. Vocês se lembram quando diziam que o mundo iria acabar em 2000? E acabou?
    Entretanto, pensando na possibilidade de isto vir a acontecer, eu acho que mudaria o meu estilo de vida. Correria menos, teria menos preocupações, enfim, aproveitaria mais as coisas boas e simples da vida.

    ResponderExcluir
  2. Ser o fim do mundo não acredito não. Mas acredito piamente que grandes mudanças estão por vir. Espero que para melhor! Em termos de mudança, gostaria de ser menos estressada, menos mau humorada, menos exigente, menos perfeccionista e poder viver mais leve, sem tantas cobranças por parte dos outros e por parte de mim mesma.

    ResponderExcluir
  3. Dentre as sete Profecias Maias a mais assustadora é a que relata o fim do mundo. Algumas Profecias já estamos vendo serem cumpridas a duras penas, há algum tempo, por exemplo o desmatamento, inundações, geleiras, aumento da temperatura do planeta, mudanças climáticas, crescimento desordenado, valorização de bens materiais, descaso com os valores espirituais e muitos outros. Não me lembro a ordem exata dos fatos, mas já tive a oportunidade de ler artigos onde Profetas concordam com a Profecia Maia. Li também que restará dentre estas e outras calamidades uma raça mais pura, haverá uma separação do joio e do trigo. Sei que pouco ou nada sei... prefiro viver o hoje, colocar tudo nas mãos de Deus e o mais Ele fará por nós, conforme nosso merecimento. As Profecias dos Maias são muito fortes e embuidas de poder espiritual muito elevado, com citações Bíblicas e eventos cósmicos que já pudemos presenciar no céu e creio que se todas as pessoas lessem mais artigos assim, além de ficarem mais cultas, ficariam longe dos maus pensamentos e maldades dentro dos próprios lares, nas ruas; enfim, saberiam que a Profecia diz claramente que acontecerá quando o materialismo se sobrepor de maneira contundente sobre o espiritualismo; quando extinguirem todas as virtudes. Pensem nisso.
    Fátima Fílon

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo assusto, quer dizer assunto, essa noite nem vou dormir buuuuuuuuuuuuu nem tava sabeno disso, será mesmo? vou acompanhar essas profecias, gostei da explicação. Agradeço muito.
    Tonhão

    ResponderExcluir
  5. Gostei de saber vou ler mais também.
    Mário

    ResponderExcluir
  6. Maria Lúcia, parabéns pelo tema,li todos os comentários e me arrisco a escrever que essas Profecias são cumpridas conforme comentou nossa querida amiga Fátima Fílon, quem viver verá e 2012 está chegando de maneira rápida. É preciso resgatar as virtudes e pedir a misericórdia de Deus, só Ele poderá nos ajudar.Um abração.
    Conceição

    ResponderExcluir
  7. Agradeço à querida amiga Conceição que fez o comentário e citou meu nome, obrigada minha amiga. Quero dizer à Lúcia que li o livro Pollyana também e fiquei contagiada, é um lindo romance que norteou e sempre norteará os meus passos, é bom ser Pollyana, isso ajuda a viver, li certa vez num livro de auto-ajuda, de um pensador que agora não me recordo, que "devemos ser dóceis e gentis porque com vinagre não se apanha môscas"; é forte, porém, verdadeiro, pensando assim desarmamos os inimigos em qualquer discussão acadêmica ou não! Um forte abraço a todos e mais uma vez parabéns por este artigo que nos move a ler e a escrever.
    Fátima Fílon

    ResponderExcluir
  8. Cristiane G. Barbosa1 de abril de 2009 às 20:17

    Concordo com a Fátima e a Conceição. Muitas profecias já estão sendo cumpridas. Em relação a esta relacionada aos Maias não tenho muito conhecimento não. Mas pode ser que estejam certas, pois de uma coisa se, o povo Maia era muito sábio.

    ResponderExcluir
  9. Na minha opinião isso tudo é especulação de gente que não tem mais o que fazer. Quem garante que o mundo acabará um dia?

    ResponderExcluir
  10. Pode ser especulação, mas as Escrituras Sagradas garantem que este dia chegará, só não especifica quando. E eu creio no que está escrito na Bíblia.

    ResponderExcluir
  11. Não estamos discutindo a Bíblia ou religião aqui. O homem por si só está preparando o seu fim, a sua decadência e, provavelmente, a sua extinção.

    ResponderExcluir
  12. Eu penso que tudo é uma grande contradição. Lemos constantemente que as pessoas estão pelo menos procurando melhorar a sua qualidade de vida, que aumenta em todo o mundo a população idosa. Como pode ser isto se está ocorrendo uma degradação generalizada?

    ResponderExcluir
  13. Sou cético. Só acredito quando estiver acontecendo realmente. Até lá, procuro não pensar muito a respeito. É um desperdício de energia ficar questionando temas especulativos como esse.

    ResponderExcluir
  14. Eu discordo de você, Henrique. O tema é atual. Devemos pelo menos tomar conhecimento dele e pensar sobre o assunto para que aí, sim, possamos chegar a alguma conclusão.

    ResponderExcluir
  15. Amiga Cristiane agradeço por seu comentário, realmente como voce disse os Maias eram povos sábios e altamente espiritualizados. Abraços e fique com Deus.
    Fátima Fílon

    ResponderExcluir
  16. Maria Lúcia, obrigada pelo carinho!
    Li Pollyanna na minha adolescência e nada como esta leitura para recuperar uma "boa" literatura em nossa vidas.
    Beijos do coração!!!
    Eliana.

    ResponderExcluir
  17. Fim do mundo começa quando crianças são mortas pelos próprios pais! Fim do mundo filhos assassinando os seus pais. Fim do mundo o abuso sexual pelos familiares. Fim do mundo a falta de educação. Fim do mundo as ruas virarem lixão porque alguns transeuntes preferem jogar seu lixo no chão. Fim do mundo pessoas que se preocupam apenas com seu umbigo!
    Fim do mundo a agressão que os "seres humanos" estão fazendo com a Mãe Terra. que nos dá o alimento, a água, o ar, a Vida! Todo este caos se não é o fim do mundo é o que?
    Fim do mundo é a falta de AMOR!
    Só há uma linguagem UNVERSAL: a linguagem do coração!
    Os seres humanos e todos os outros seres podem conviver amorosamente uns com os outros na grande MÃE-TERRA! Basta querer e transformar esta realidade tão cruel e violenta!
    "A Finalidade da Sabedoria = Liberdade; a finalidade da Educação - formação de caráter; a finalidade do conhecimento - expansão do Amor. Temos que salvar o Homem para depois salvar o planeta. Seja bom e você será feliz! A felicidade é contagiante!" (Profº. Carlos Rodrigo Modena)
    Sábias palavras do professor Carlos. Assisti a sua palestra maravilhosa.
    Eu quero fazer a diferença e faço o máximo para que isto aconteça e você?
    "Eu Tropeço no possível e, não desisto de fazer a descoberta do que tem dentro da casca do impossível." Carlos Drumond de Andrade
    Um grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  18. Maria Lúcia Ribeiro4 de abril de 2009 às 19:52

    Fátima, Roseli, Eliana e a todos os leitores do blog, obrigada pelos comentários. Todos, sem exceção. Muito bom saber que o assunto interessou e despertou o interesse de vocês. Vou procurar sempre estar postando assuntos da atualidade para que possamos refletir juntos sobre para onde estamos caminhando...E Eliana, Fátima, realmente o livro Pollyana é uma excelente leitura. Principalmente para aqueles que têm tendência ao pessimismo extremo, a só enxergar o lado ruim das coisas não é mesmo?
    Beijos a todos

    ResponderExcluir
  19. Nossa! Estava relendo o que escrevi e como está agressivo o meu comentário. Tudo porque alguns instantes anteriores eu havia lido algumas notícias horríveis na net e estava abismada com tanta crueldade.
    Sem perceber coloquei tudo aqui. Não gostei da primeira parte do que digitei, mesmo sendo real para alguns casos.
    Eu acredito que o amor possa melhorar as pessoas. O mundo é lindo, maravilhoso! Quantas graças recebemos todos os dias!
    Estar viva é uma benção! Então, o que eu quero é retribuir esta benção com amor!
    Luz para todos!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  20. Maria Lúcia Ribeiro9 de abril de 2009 às 19:05

    Você só colocou para fora o que estava sentindo no momento Roseli. E isto é ótimo! É uma verdadeira catarse. E você retribui com amor todas as bençãos que recebe e comemora com dignidade cada conquista, seja pessoal ou profissional.

    beijos

    ResponderExcluir
  21. Queridos irmãos, a história da humanidade sempre foi marcada pelas guerras, e podemos ver que no século XX foi onde mais houve as maiores guerras ao redor do mundo. Digo guerras não apenas em quantidades, mas também em destruição, em devastação. Quantas doenças novas existem, parece que quanto mais se busca a cura de uma, mais um monte delas em novos aspectos vão surgindo. EM LUCAS 21 25-28, O SENHOR JESUS NOS FALA ALGO IMPORTANTE. em relação á todos os comentários, quero dexa claro que ninguem tem o direito de jugar ninguem. VAMOS FICAR EM ALERTA PORQUE O DIA ESTÁ PROXIMO 2012 NÃO É O FIM É O COMEÇO. http://www.youtube.com/view_play_list?p=828A439AD69B9A59&search_query=2012

    ResponderExcluir